quinta-feira, 4 de abril de 2013

Introdução

Blog destinado à discussão sobre educação escolar, matemática, atividades extra-classe, provas, testes e assuntos relacionados com o cotidiano escolar.


Aprendizagem significativa crítica
     Segundo esta visão proposta por MOREIRA (2000) "na sociedade contemporânea não basta adquirir novos conhecimentos de maneira significativa, é preciso adquiri-los criticamente". É preciso que ele saiba se aquilo serve para ele ou não. E se serve, como ou o quanto serve.
        Isto só se faz com uma visão crítica e significativa do processo ensino-aprendizagem. MOREIRA (2000) elenca seis princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica:
a) Princípio da não centralidade do livro texto. Aprender a partir de diversos materiais.
b) Princípio do aprendiz como receptor/representadorTodos somos assim. Percebemos e representamos aquilo por nós percebido.
c) Princípio do conhecimento como linguagem. A linguagem é o meio pelo qual percebemos e representamos a realidade.
d) Princípio da consciência semânticaO significado está nas pessoas não nas palavras.
e) Princípio da aprendizagem pelo erroAprendemos corrigindo erros.
f) Princípio da desaprendizagem. Selecionar e desaprender o não revelante.
g) Princípio da incerteza do conhecimento. Perguntas são instrumentos de percepção, enquanto definições e metáforas são instrumentos para pensar.
h) Princípio da participação ativa do aluno. O aluno como responsável e protagonista de seu aprendizado.

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."- Paulo Freire

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de sugerir a correção nos dados da última imagem da postagem http://www.profmarcovargas.com.br/2012/08/angulos-no-triangulo.html
    Os as medidas dos lados ou as medidas dos ângulos estão incorretos. Um triângulo de lados 3, 4 e 5 necessariamente é um triângulo retângulo.

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